Dia 8/09 – Transformação Digital

Mini curso manhã: Aplicação do Bragecrim Boardgame Industry 4.0 – BBI4.0

Desenvolvido em uma parceria entre USP, UFSCAR e TU-Berlim, o Jogo de Tabuleiro Bragecrim Boardgame Industry 4.0 (BBI4.0) é um jogo open-source que coloca os jogadores na posição de tomadores de decisão em uma indústria que resolveu adotar a jornada da transição da indústria 4.0.

Simulamos no jogo as possíveis atividades desses líderes em incorporar elementos da Indústria 4.0 em seu sistema de produção para atingir objetivos estratégicos, que são distribuídos logo no início. No jogo, os participantes devem selecionar esses elementos ao gerenciar sua força de trabalho; obter certificados de excelência em princípios de indústria 4.0, que dependem do desenvolvimento de capabilities que passam pela combinação entre aquisição de tecnologias e capacitação de seus profissionais nas trilhas de desenvolvimento de competência em gestão de pessoas, de tecnologia e de operações. Além disso, eles precisam estar preparados para enfrentar eventos externos e lidar com recursos escassos.

Segundo relatos de pessoas de empresas que já jogaram “Com o BBI4.0 conseguimos sentir que a aplicação da indústria 4.0 vai além da aquisição de tecnologia e que precisamos orquestrar todas as ações para atingir nossos objetivos estratégicos”.

 Nesta simulação de aplicação o Prof. Henrique Rozenfeld explicará os principais aspectos do jogo e sua relação com a realidade industrial, enquanto o doutorando Omar Chaim apresentará os materiais, realizando turnos simulados para exemplificar a aplicação.

Todos os materiais digitais para confecção e aplicação do jogo já estão disponíveis para download no link: http://bit.ly/bgi40_downloadforms 

Ministrante: Henrique Rozenfeld e Omar Chaim

Minicurso tarde: VOSviewer.

Este software é uma importante ferramenta para construção e visualização de redes bibliométricas. Essas redes podem incluir, por exemplo, periódicos, pesquisadores ou publicações individuais, e podem ser construídas com base em relações de citação, acoplamento bibliográfico, co-citação ou coautoria. Durante a apresentação, será demonstrado como utilizar em um exemplo prático.

Ministrante: Elaine Campos


Dia 9/09 – Ecossistema de inovação

Minicurso manhã: Introdução à gestão híbrida em projetos de inovação: agile e plan-driven

O objetivo deste minicurso é apresentar o histórico e fundamentos do gerenciamento híbrido, a abordagem de combinação dos princípios do gerenciamento ágil de projetos com as técnicas clássicas do gerenciamento orientado ao Plano (Plan-driven). Trata-se de uma revolução em curso no mundo do gerenciamento de projetos de inovação e que vem atender aos desafios dos projetos de inovação em ambientes complexos observados atualmente. Aofinal do curso o aluno deverá: saber reproduzir o contexto do surgimento e princípios fundamentais dos métodos ágeis; reconhecer as diferenças entre o método de planejamento Plan-Driven e Ágil; Compreender os desafios envolvidos no desenvolvimento de modelos híbridos de gestão de projetos.

Ministrante: Daniel Amaral

Minicurso tarde: Criando um plano de análise de dados: Questões que precisam ser respondidas para selecionar o método estatístico no seu artigo. 

Dados representam uma parte essencial de um estudo, independentemente do tipo de análise, pesquisadores precisam resumir as informações coletadas para a interpretação e apresentação dos resultados. Planejar como seu artigo será escrito, como você apresentará a seção da metodologia e da análise de dados evita retrabalho e idas e vindas de ajustes para publicação.

Neste minicurso abordaremos quais são as questões que precisamos responder para selecionar a técnica estatística. Mostraremos exemplos de boas práticas e erros comuns em estudos quantitativos na área de Engenharia de Produção.  Apresentaremos dicas e planilhas orientadas para ajudar no plano da análise.  Iniciaremos com sugestões de métodos simples para resumir e visualizar seus dados e, em seguida, usaremos uma árvore de decisão que mostraremos no curso com as questões-chave para orientar a seleção da técnica estatística. 

Ministrante: Márcia Echeveste e Aline Gularte


Dia 10 – Economia Circular

Minicurso manhã: A complexidade da embalagem em um ambiente sustentável e circular. 

Entenda o ambiente complexo e sistêmico em que a embalagem está inserida, através de um exercício criativo para a promoção da sustentabilidade.

Ministrante: Ricardo Sastre, Ghissia Hauser e Cristiane Zeni

Minicurso tarde: Academic Writing in a Nutshell: Perspectivas e Ações

Num cenário acadêmico cada vez mais exigente, a produção escrita em língua inglesa é essencial para que a pesquisa científica ganhe visibilidade. Neste curso, traremos perspectivas alternativas que buscam a excelência da escrita acadêmica. Pautando-nos na metodologia Progymnasmata, traremos elementos essenciais para que o texto seja bem redigido e apreciado pelo leitor. Objetivando delinear ações de forma prática e producente, exploraremos elementos macro e micro textuais, ferramentas de planejamento de texto, estratégias de redação eficazes e um banco de frases para cada seção do artigo acadêmico.

Ministrante: Sandra Becker

Prof. Paulo Carlos Kaminski

É graduado em Engenharia Naval (1986) e em Administração de Empresas (1990). Fez mestrado (1989), doutorado (1992) e livre docência (1997) em Engenharia Mecânica. Todos os títulos foram obtidos pela Universidade de São Paulo. Em 1993/94 foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt, desenvolvendo pesquisas na Universidade Técnica de Darmstadt. Desde 2009 é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP – EPUSP. De 2008 a 2014 exerceu a função de Representante Científico da Confiança (Vertraeunswissenschaftler) da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil; e de 2009 a 2014 foi pesquisador visitante convidado do instituto de pesquisas da indústria de autopeças do Japão (Universidade de Waseda). De 2011 a 2015 foi vice-chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da EPUSP. Atualmente é colaborador Internacional do CIRST ? (Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie de Quebec ? Canada. Exerce as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Educação Continuada da EPUSP (PECE) e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EPUSP. Coordena ainda os cursos de especialização em Gestão e Engenharia de Produtos e Serviços e Engenharia Automotiva. Tem experiência na área de gestão, pesquisa e ensino na Grande área da Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de produto, metodologia do projeto, educação continuada e internacionalização da engenharia.

Prof. Eduardo de Senzi Zancul

Professor da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Vice-coordenador do InovaLab@POLI – complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia. Pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC). Apoia atividades de empreendedorismo na POLI, participando de projetos PIPE-FAPESP. Membro pro bono do Conselho de Cursos de Engenharia do Insper. É Fellow da Fundação Lemann. Foi Visiting Professor no Trinity College Dublin em 2016 (1 mês) e Visiting Scholar da Graduate School of Education da Stanford University em 2015 (3 meses). Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain & Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997), mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atualmente atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), design thinking, manufatura avançada, manufatura aditiva e ensino de engenharia.

Prof. André Leme Fleury

Professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção (Poli) e Design (FAU). Desenvolve pesquisas nas áreas de desenvolvimento de produtos, serviços e empreendimentos e gestão de tecnologias nos temas de technology roadmapping, design thinking, lean startup e serviços tecnológicos. Possui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005).

Prof. Henrique Rozenfeld

Graduação em Engenharia Mecânica pela USP (1980), mestrado em Engenharia Mecânica pela USP, com tema sobre Planejamento e Controle de Produção (1983) e doutorado em Sistematização da Produção no WZL RWTH ? Aachen, como o tema sobre Planejamento de Processo por Computador ? CAPP – (1988). Tornou-se Livre Docente na USP com tese sobre CAPP (1992) e Professor Titular da USP na área de Integração da Manufatura (1995). Docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desde 1982. Foi professor convidado em 1995 pelo WZL Aachen, Alemanha para desenvolvimento de especificação do STEP e professor convidado em 2003 na Universidade de Missouri, USA para atuar no projeto da SAP para aplicação do sistema mySAP-PLM. Co-autor do livro Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. Este livro vem sendo adotado como referência por várias instituições de ensino e por empresas. Co-autor do livro Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM (busines process management): uma referência para implantação prática. Este livro foi adotado pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) para fazer parte da coleção de livros indicados. Suplente do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC USP. Coordenador do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) e do Grupo de Engenharia Integrada e Engenharia de Integração (GEI2) do NUMA. Trabalha atualmente na área de desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de sistemas produto-serviço (PSS: product-service system), gestão do ciclo de vida de produtos (PLM: product lifecycle management), planejamento da inovação (FEI: front-end of innovation), gestão e modelagem de processos de negócio (BPM: business process management) e ecodesign / DfE: design for environment. Já formou 67 pós-graduandos (49 mestres e 18 doutores) e supervisionou 6 pós-doutores. Realizou 471 publicações (104 em periódicos; 3 livros; 41 capítulos de livros; 286 artigos completos em congressos; 37 resumos em congressos).

Prof. Maicon Gouvêa de Oliveira

Presidente do Instituto de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (www.igdp.org.br) para o Biênio de 2016-2017. Autor do primeiro livro brasileiro de roadmapping: “Roadmapping: uma abordagem estratégica para o gerenciamento da inovação em produtos, serviços e tecnologias”. Mais informações em www.roadmapping.com.br. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Centro de Inovação e Gestão de Operações”. Professor Adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), no Campus Avançado de Poços de Caldas. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Professor Assistente no Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Mecânica (ênfase projetos de produto) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP). Doutorado sanduíche no Centre for Technology Management (CTM), Institute for Manufacturing (IFM), University of Cambridge, UK. Áreas de trabalho: roadmapping, tomada de decisão, sistemas produto-serviço, gestão da inovação, desenvolvimento de produtos, planejamento da inovação.

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